Doutor Jairo
Leia » Dependência

BBB21: Por que Fiuk fuma tanto?

Cantor deixou alguns fãs preocupados com sua caixa cheia de maços
Cantor deixou alguns fãs preocupados com sua caixa cheia de maços - Reprodução / Globo

Redação Publicado em 09/03/2021, às 11h21

Já faz mais de um mês que começou o BBB21 e, durante esse período, os espectadores já conseguiram perceber algumas manias dos participantes. Porém, uma que chamou bastante atenção foi a de Fiuk. O cantor é dependente de cigarros.

Apesar de outros brothers da casa também fumarem, Fiuk se destacou quando apareceu organizando seus cigarros em uma caixa. A quantidade assustou os fãs, que se preocuparam com a saúde do cantor. 

Mas afinal, por que Fiuk fuma tanto?

Antes de responder a essa pergunta, precisamos lembrar que o cigarro tem uma série de substâncias, dentre elas, a nicotina, que tem um efeito sobre a dopamina. Esse é o neurotransmissor que modula uma série de sensações da gente. Ele ajuda, por exemplo, a pessoa a se concentrar melhor e ainda alivia a fome.

Dentro da casa mais vigiada do Brasil, é óbvio que Fiuk está passando por uma pressão muito grande. Ele saiu de sua rotina e está sendo obrigado a conviver com outras pessoas que ele não conhece e de quem não necessariamente gosta. Além disso, o cantor já falou que enfrenta alguns transtornos, como TDAH (déficit de atenção e hiperatividade), depressão e ansiedade.

Tudo isso corrobora para que ele veja no cigarro uma forma de alívio para emoções desagradáveis. A sensação de prazer e alívio que ele deve sentir enquanto fuma provavelmente ajuda o cantor a se manter dentro do programa.

Porém, é importante destacar que buscar alívio numa substância que traz uma série de danos ao organismo é um tiro no pé. O ideal seria procurar um médico, seguir um tratamento e, se necessário, tomar remédios, em vez de se "automedicar" com um produto que provoca dependência, câncer, problemas cardiovasculares e outros tantos males.