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6 maneiras de deixar o coração saudável, segundo especialistas

Confira as dicas dos especialistas - iStock
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Redação Publicado em 28/12/2021, às 12h00

Cuidar da saúde do coração é importante e, embora alguns fatores, como a genética, possam aumentar as chances de doenças cardíacas, ainda é possível tomar atitudes para manter-se mais saudável. 

O estilo de vida é muito importante para a saúde do coração", disse Holly S. Andersen, médica, cardiologista assistente e professora associada de medicina clínica no Hospital Presbiteriano de Nova York à Health. "É mais importante do que a genética - cerca de 80% das doenças cardíacas são evitáveis."

Jennifer Haythe, co-diretora do Centro de Mulheres para Saúde Cardiovascular da Universidade de Columbia Irving Medical Center e cardiologista da New York-Presbyterian / Columbia, concorda.

Muitas doenças cardíacas podem ser prevenidas", disse ela à Health. "Se as pessoas cuidarem do coração aos 20, 30 e 40 anos, não precisarão ver um cardiologista durante a maior parte da vida."

Então, o que exatamente você pode fazer para melhorar a saúde do coração? Aqui está o que os médicos sugerem que você adicione à sua rotina.

1. Pratique exercícios na maioria dos dias da semana

A American Heart Association (AHA) recomenda fazer pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana. Mas se você não tem tanto tempo assim, a AHA também diz que 75 minutos por semana de "atividade aeróbica vigorosa" ou uma combinação de exercícios moderados e intensos também funciona.

Confira:

Lembre-se de que a AHA recomenda distribuir seus exercícios ao longo da semana em vez de tentar resumi-los em um ou dois dias. "A atividade física é a fonte da juventude", diz Andersen. "Isso torna o seu sistema cardiovascular mais eficiente." Se treinar todos os dias é difícil, Andersen recomenda fazer algo "para aumentar sua frequência cardíaca" todos os dias, como caminhar, por exemplo.

2. Consulte seu médico regularmente

Os exames médicos anuais existem por um motivo. Seu médico pode verificar se há sintomas de doenças cardíacas e também controlar a sua pressão arterial.

3. Coma muitos vegetais, frutas e grãos inteiros

Tenha laticínios sem gordura ou com baixo teor de gordura, peixes, aves, feijão, nozes e óleos vegetais em sua dieta. Além disso, limite os alimentos com alto teor de gordura saturada, como carnes gordurosas, laticínios integrais e óleos tropicais, como coco, caroço de palma e óleos de palma

4. Limite bebidas adoçadas com açúcar e doces

"Fazer mudanças na dieta, como evitar gorduras saturadas prejudiciais à saúde, ajudará a criar uma vida saudável para o coração", disse à Health Annapoorna Kini, diretora do Laboratório de Cateterização Cardíaca do Hospital Mount Sinai.

5. Tente diminuir o estresse

O estresse em si pode ser ruim para o coração, mas também pode levar a situações de inatividade e de gula, o que pode causar pressão alta e colesterol alto, aumentando o risco de doenças cardíacas.

6. Não fume

A esta altura, a maioria das pessoas já sabe que fumar está relacionado a todos os tipos de problemas graves de saúde, mas nunca é demais repetir isso. O tabagismo aumenta a pressão arterial e aumenta o risco de ter um ataque cardíaco e derrame.

Via: Health

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