Pular para o conteúdo

Um quarto das jovens de 14 anos tem sintomas depressivos, mostra pesquisa

Jairo Bouer

14 de outubro


puberdade700 - Um quarto das jovens de 14 anos tem sintomas depressivos, mostra pesquisa

Pesquisadores britânicos descobriram que aproximadamente 24% das garotas e 9% dos garotos de 14 anos sofrem de depressão. A conclusão foi obtida após a análise dos dados de mais de 10 mil indivíduos nascidos no ano 2000.

O pais dos integrantes do estudo foram ouvidos sobre a saúde mental dos filhos quando estes tinham 3, 5, 7, 11 e 14 anos. Aos 14, os próprios adolescentes também foram entrevistados sobre sintomas depressivos.

Até os 11 anos, os problemas emocionais apontados para garotos e garotas eram praticamente os mesmos, mas, a partir dessa idade, as adolescentes passam a apresentar mais sintomas de ansiedade e depressão que os pares do sexo masculino. Para os garotos, são mais comuns, nessa fase, problemas de comportamento, como fingir, bater e agir de forma rebelde.

O trabalho, conduzido por uma equipe das universidades College London e Liverpool, também constatou que os sinais de depressão foram mais frequentes em jovens de famílias com pior renda.

Levantamentos desse tipo ajudam a chamar atenção para a saúde mental dos adolescentes, numa época em que as taxas de suicídio entre jovens têm crescido em vários países. O Ministério da Saúde divulgou, recentemente, que essa foi a quarta principal causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS