Pular para o conteúdo

Medo de perder o controle está na raiz dos transtornos de ansiedade

Jairo Bouer

14/10/2019 19:50




ansiedade700 - Medo de perder o controle está na raiz dos transtornos de ansiedade
Crédito: Fotolia

Você trancou a porta? Verificou o gás? Deixou alguma panela no fogo? Se você sofre de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), essas dúvidas podem ser tão angustiantes que sair de casa vira um sofrimento.

Pesquisadores da Universidade de Concórdia, no Canadá, descobriram que a maior parte dos indivíduos que sofrem de TOC têm em comum o medo de perder o controle sobre os próprios pensamentos ou ações.

Medos como o observado em casos de fobia – o pavor exagerado de cobras, aranhas ou cães, por exemplo, já foram bem estudados, mas havia poucas pesquisas específicas sobre o medo de perder o controle.

Para chegar à conclusão, foram recrutados 133 estudantes de graduação, que foram submetidos a uma simulação de exame de eletroencefalograma. Após o teste, parte do grupo recebeu a informação falsa de que corria grande risco de perder o controle sobre seus pensamentos e ações. A outra metade ouviu que havia um risco baixo de isso acontecer.

Em seguida, os participantes receberam uma tarefa para completar no computador. Eles tinham que controlar o fluxo de imagens na tela com uma sequência de comandos de teclas. A qualquer momento eles podiam usar a tecla de espaço para verificar e confirmar a sequência das teclas.

Aqueles que foram levados a crer que poderiam perder o controle ficaram mais encanados e pararam para verificar as sequências digitadas muito mais vezes que os participantes do outro grupo.

Nenhum dos estudantes relatou sintomas de TOC na avaliação inicial. Para os pesquisadores, se é possível induzir a mania de verificação em pessoas saudáveis, fica mais fácil entender o que está por trás das pessoas que lutam contra o problema.

Com o novo dado, a equipe acredita que será mais fácil tratar os pacientes com TOC relacionado a verificação, uma vez que o medo de perder o controle é algo que pode ser aliviado com sessões de terapia.

Os autores também acreditam que crenças sobre a perda de controle podem aumentar o risco de uma série de outros transtornos, como o pânico, a fobia social e a ansiedade generalizada. Os resultados foram publicados no Journal of Obsessive-Compulsive and Related Troubles.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS