Vergonha de pedir para a mãe levar ao ginecologista: o que fazer?

Garota comenta que está com um corrimento escuro com cheiro forte e coceira

Dr. Jairo Bouer Publicado em 12/10/2025, às 10h00

Ela percebeu um corrimento, mas tem receio de falar com a mãe sobre o assunto - iStock

Doutor, tenho 14 anos, comecei a menstruar com 12, mas há dois meses eu não menstruo. E, de manhã, eu tenho percebido um corrimento de cor mais escura, um cheiro estranho e muita coceira na vagina. Morro de vergonha de pedir pra minha mãe me levar ao ginecologista, o que eu posso fazer?

Vamos por partes. Primeiro, você começou a menstruar com 12 anos e está com 14. Nessa fase, nesse início de ciclos menstruais, as irregularidades podem acontecer. Ou seja: tem mês que vem, tem mês que não vem, tem mês que antecipa e mês que atrasa.

Isso não tem maior significado, é simplesmente o momento de ajuste do seu ciclo menstrual. A não ser que você tenha tido uma relação sexual desprotegida – aí sim devemos nos preocupar com a possibilidade de uma gravidez indesejada. Mas não me parece que seja essa a situação.

Agora, você percebeu um corrimento, ou secreção vaginal, que mudou de padrão. Essa secreção está mais escura, está coçando e está com um cheiro forte que está te incomodando. Isso tudo sinaliza uma possível infecção vaginal. E aí não tem jeito, eu não vou conseguir resolver seu problema, você vai precisar passar na ginecologista, sim.

Para isso, é muito importante que você converse com a sua mãe e fale o que está acontecendo: “Mãe, estou com um corrimento assim, assado, o que eu faço?” Na hora ela vai te falar “vamos para o ginecologista”. E então o médico vai fazer o diagnóstico e o tratamento, que normalmente é simples, você vai ter que tomar algum remédio, e em poucos dias você estará melhor.

Não pode só deixar isso evoluir porque pode fazer muito mal para a sua saúde e, eventualmente, quando você tiver vida sexual ativa, para a saúde do seu parceiro ou parceira também.

Como se sentir mais confortável no ginecologista?

É normal sentir-se nervosa ao visitar um ginecologista, afinal, você está discutindo tópicos sensíveis e pode se sentir vulnerável e, até mesmo, desconfortável durante os exames. Assim, algumas estratégias podem ajudar a maximizar o conforto e a segurança durante essas visitas:

É importante ressaltar que a mulher tem o direito de recusar qualquer parte do exame e seus desejos devem ser respeitados pelo ginecologista. Além disso, ela também tem o direito de pedir um acompanhante durante a consulta se isso a faz se sentir mais confortável.

menstruação vagina saúde íntima ginecologista corrimento

Leia também

Sintomas vaginais perto do período menstrual: o que fazer?


Menstruação atrasou e veio escura, devemos nos preocupar?


Corrimentos vaginais: o que eles significam?


3 coisas que você deve saber antes de ir ao ginecologista