Doutor Jairo
Assista » Saúde íntima

Vergonha de pedir para a mãe levar ao ginecologista: o que fazer?

Ela percebeu um corrimento, mas tem receio de falar com a mãe sobre o assunto - iStock
Ela percebeu um corrimento, mas tem receio de falar com a mãe sobre o assunto - iStock

Doutor, tenho 14 anos, comecei a menstruar com 12, mas há dois meses eu não menstruo. E, de manhã, eu tenho percebido um corrimento de cor mais escura, um cheiro estranho e muita coceira na vagina. Morro de vergonha de pedir pra minha mãe me levar ao ginecologista, o que eu posso fazer?

Vamos por partes. Primeiro, você começou a menstruar com 12 anos e está com 14. Nessa fase, nesse início de ciclos menstruais, as irregularidades podem acontecer. Ou seja: tem mês que vem, tem mês que não vem, tem mês que antecipa e mês que atrasa.

Isso não tem maior significado, é simplesmente o momento de ajuste do seu ciclo menstrual. A não ser que você tenha tido uma relação sexual desprotegida – aí sim devemos nos preocupar com a possibilidade de uma gravidez indesejada. Mas não me parece que seja essa a situação.

Agora, você percebeu um corrimento, ou secreção vaginal, que mudou de padrão. Essa secreção está mais escura, está coçando e está com um cheiro forte que está te incomodando. Isso tudo sinaliza uma possível infecção vaginal. E aí não tem jeito, eu não vou conseguir resolver seu problema, você vai precisar passar na ginecologista, sim.

Para isso, é muito importante que você converse com a sua mãe e fale o que está acontecendo: “Mãe, estou com um corrimento assim, assado, o que eu faço?” Na hora ela vai te falar “vamos para o ginecologista”. E então o médico vai fazer o diagnóstico e o tratamento, que normalmente é simples, você vai ter que tomar algum remédio, e em poucos dias você estará melhor.

Não pode só deixar isso evoluir porque pode fazer muito mal para a sua saúde e, eventualmente, quando você tiver vida sexual ativa, para a saúde do seu parceiro ou parceira também.

@jairobouer "Uma cor escura" 🔍 #duvida#dicas#curiosidade#comportamento♬ som original - jairobouer

Como se sentir mais confortável no ginecologista?

É normal sentir-se nervosa ao visitar um ginecologista, afinal, você está discutindo tópicos sensíveis e pode se sentir vulnerável e, até mesmo, desconfortável durante os exames. Assim, algumas estratégias podem ajudar a maximizar o conforto e a segurança durante essas visitas:

  • Se você estiver ansiosa ou nervosa para ir ao consultório, não tenha medo ou vergonha de avisar o ginecologista, ele ou ela poderá te acalmar;
  • Faça todas as suas perguntas antes do início do exame físico;
  • Se necessário, peça para o ginecologista explicar como é feito o exame. Saber o que  esperar pode ajudá-la a se sentir mais preparada;
  • Diga ao ginecologista se este é seu primeiro exame pélvico;
  • Se você já sofreu agressão sexual ou trauma no passado, avise ao profissional que esses tipos de exames podem ser difíceis para você, dado o seu histórico;
  • Pratique a respiração consciente ou outras técnicas de relaxamento durante o exame.

É importante ressaltar que a mulher tem o direito de recusar qualquer parte do exame e seus desejos devem ser respeitados pelo ginecologista. Além disso, ela também tem o direito de pedir um acompanhante durante a consulta se isso a faz se sentir mais confortável.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr