Doutor Jairo
Assista » Saúde masculina

Resolvi arrancar a fimose sozinho, mas ficou um excesso de pele

Quando há fimose, fica difícil movimentar a glande para fora e para dentro dessa pele - iStock
Quando há fimose, fica difícil movimentar a glande para fora e para dentro dessa pele - iStock

Doutor, tinha fimose e resolvi arrancar em casa sozinho. Porém embaixo da glande ficou um excesso de pele. O que eu faço?

Em primeiro lugar, ninguém deve arrancar uma fimose sozinho, ou fazer qualquer intervenção no seu pênis sozinho, sem avaliação e sem o suporte de um médico.

O que é fimose? É o estreitamento do prepúcio, aquela pele que recobre a glande (a cabeça do pênis). Quando esse estreitamento acontece fica difícil movimentar essa glande para fora e para dentro dessa pele. Isso pode dificultar a higiene, provocar incômodo na hora da relação sexual e por aí vai.

O que é importante para todo mundo que tem fimose? Primeiro, ir ao médico, pedir para o médico avaliar, saber se existe fimose mesmo e qual o grau dessa fimose. Quando o grau é muito leve, às vezes com um pouquinho de uma pomada especial e algumas manobras que o médico explica, você eventualmente consegue reverter essa fimose, principalmente se o garoto é muito novo.

Agora, se essa fimose for num grau maior, não dá para fazer nada sozinho. Tem que fazer um procedimento, uma intervenção com anestesia, e o médico precisa acompanhar o processo de cicatrização para ter certeza de que nada vai dar errado.

Eu não sei o que você fez, e o que é essa pele que ficou embaixo da glande, o que eu recomendo é que você procure, sim, um médico, para que ele possa avaliar e saber o que ele pode fazer agora para melhorar sua situação.

@jairobouer "O que que eu faço agora?” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr