Doutor Jairo
Assista » Adolescência

Tem algo que ajude a diminuir a sensibilidade da glande?

Quando a glande nunca é exposta, pode ficar mais sensível - iStock
Quando a glande nunca é exposta, pode ficar mais sensível - iStock

Doutor, achei que tinha fimose e não mexia no meu prepúcio. Aí fui no urologista, ele falou que eu não tenho fimose e que eu posso mexer. Cheguei em casa, comecei a manipular, só que a glande fica muito sensível. Eu acho talvez porque eu nunca tivesse colocado ela para fora. O que eu posso fazer para diminuir essa dor, essa sensibilidade? E como fácil pra ficar mais fácil de puxar o prepúcio e mostrar a glande? Quais cuidados eu devo ter nessa adaptação?

Provavelmente a sua glande está tão sensível porque, de fato, ela nunca ficava exposta. O tecido que reveste a glande, quando ela nunca é exposta, é um tecido mais sensível, mais avermelhado. Incomoda, às vezes, ao toque, até o deslocamento de ar pode causar um pouco de incômodo, e até passar o tecido da cueca pode doer. Tudo isso acontece porque sua glande tem uma sensibilidade maior.

O que fazer? Você deve ir se adaptando aos poucos. Quando você estiver em casa, de boa, sozinho no quarto, você pode deixar a glande exposta, para ajudar a diminuir um pouco essa sensibilidade. No momento do banho, deixar a glande para fora, e deixar a água escorrer por cima dela (não a água quente, que pode machucar, mas água morna ou mais fria). Também, nesse momento, você pode passar a parte mais macia da esponja (não a parte mais áspera!) devagarinho sobre a glande, para, pouco a pouco, provocar uma redução de sensibilidade na glande. Assim, você logo vai ter mais facilidade de manipular e de deixar a sua glande exposta.

@jairobouer "Tô muito sensível” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr