Doutor Jairo
Assista » Sexualidade

Não consigo me masturbar direito, sinto muita dor. Será vaginismo?

Pode ser vaginismo, sim, ou dificuldade em lidar com o corpo e com a sexualidade - iStock
Pode ser vaginismo, sim, ou dificuldade em lidar com o corpo e com a sexualidade - iStock

Doutor, desde pequena não consigo me masturbar direito. Até coloco a mão por cima da roupa e esfrego, mas mais do que isso não rola. Não consigo sentir prazer se estiver sem roupa e não consigo introduzir os dedos na vagina de jeito nenhum. Até para colocar absorvente íntimo tenho muitas dificuldades e até desisti deste método. Uma vez coloquei usando espelho e lubrificante. Mas, mesmo assim, a dor foi insuportável. Será que tenho vaginismo? Não me identifico com nenhuma das causas desta doença.

Acho que você está tendo uma dificuldade de se masturbar. Você consegue se estimular com roupa, talvez fazendo algum tipo de pressão em cima da região da vagina, mas, no momento em que tem de tirar a roupa, na tentativa de colocar os dedos na vulva ou na vagina, ou mesmo para colocar um absorvente íntimo, você enfrenta muitas dificuldades. Sente dor, desconforto e dificuldade em manipular esta região.

Na verdade, acho que você está enfrentando uma dificuldade em lidar com seu corpo e com sua sexualidade. Acredito que deve estar tendo algum tipo de contração involuntária no momento da masturbação ou da colocação do absorvente íntimo. E isso pode ter a ver com vaginismo, sim, que é uma contração da musculatura da vagina que acaba dificultando ou até impossibilitando a manipulação genital, penetração e colocação de absorvente. Tudo isso parece que fica impactado quando há esse fenômeno.

E são múltiplas as causas: a falta de conhecimento do próprio corpo, a dificuldade de lidar com a sexualidade, ansiedade, medo, educação cercada de mitos e tabus, muito repressora. Tudo isso pode interferir na sua cabeça, nas suas emoções e dificultar esse momento seu com você mesma.

O que eu sugiro é que você tente, aos poucos, explorar melhor o seu corpo, entender como ele funciona, lidar com as emoções que eventualmente estão dificultando sua vida sexual. E se estiver muito difícil fazer isso sozinha, que tal buscar o apoio de um terapeuta? Boa sorte.

Este conteúdo é uma parceria com BNews

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr