Médica pode contar para minha mãe que não sou mais virgem?

Garota diz que tem 15 anos e vai ser levada à ginecologista pela primeira vez

Dr. Jairo Bouer Publicado em 13/07/2025, às 10h00

Ela está preocupada porque sua mãe decidiu levá-la ao ginecologista - iStock

Doutor, estou muito preocupada. Sou menor, tenho 15 anos, minha mãe quer me levar no ginecologista, mas ela não sabe que eu já perdi a virgindade. A médica pode contar para ela que eu não sou virgem?

Se você pedir sigilo para a médica, mesmo com 15 anos de idade, ela vai respeitar a questão do sigilo do paciente. Essa é uma informação pessoal sua, e desde que a médica perceba que você cuida da sua vida sexual, que você está responsável por tudo o que você faz, que está consciente daquilo que está acontecendo com você, não tem por que ela revelar para a sua mãe se você não quiser.

Em geral, nessa primeira consulta ginecológica existe uma conversa da médica com mãe e filha durante alguns minutos, para entender por que estar lá, quais os objetivos e preocupações, e nesse momento sua mãe pode estar na sala com você. Depois, no momento do exame, você pode pedir privacidade, ou a própria médica percebe que esse é um momento mais íntimo, mais privativo, e sua mãe sai para a sala de espera, para que o exame seja realizado tranquilamente.

Não precisa se preocupar, e é muito importante que você comece a fazer um seguimento com a ginecologista, principalmente porque você já tem vida sexual ativa, mesmo sem sua mãe saber.

sexo adolescência adolescente virgindade mãe ginecologista

Leia também

Estou com corrimento e não sei a causa; o que fazer?


Se perdi o hímen com dedo significa que não sou mais virgem?


Como falar com o ginecologista sobre sexualidade?


Meus pais querem mandar na minha vida; o que eu faço?