Doutor, toda vez que vou ter relações sexuais com a minha parceira, nas preliminares está tudo bem, mas na hora da penetração, ela começa a reclamar de dor, de desconforto, pede para tirar porque a vagina dela está muito sensível, e às vezes a gente não consegue nem fazer penetração. O que está acontecendo?
Provavelmente, ela não está suficientemente tranquila, relaxada. Talvez ela esteja ansiosa com relação à penetração, e essa insegurança e essa ansiedade acabam se refletindo nas respostas dela. A vagina não se dilata, não se lubrifica e pode ter contrações involuntárias nos músculos, e isso torna a penetração muito mais difícil. Aí ela sofre, a relação sexual não é prazerosa e vocês ficam frustrados.
O que eu acho que vocês precisam fazer? Primeiro, conversar bastante para saber se está no momento, se ela está tranquila, se ela está se sentindo bem, segura com você, com a primeira relação sexual, com a penetração e por aí vai. Acho que esse é o primeiro passo: conversar.
Depois, se ela está tranquila, se ela está a fim e mesmo assim não está conseguindo, eu recomendaria que ela conversasse com um ginecologista e, talvez, com um terapeuta, para tentar entender por que está com essas dificuldades todas e, mais do que entender, poder melhorar.
@jairobouer "Sem jeitinho" 🚨 #duvida#dicas#comportamento#relacionamento♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr