É normal ter dificuldades de ereção na adolescência?

Garoto diz ter falhado uma vez, e desde então não conseguiu mais

Redação Publicado em 04/10/2025, às 10h00

Perda eventual de ereção pode acontecer em qualquer momento da vida - iStock

Doutor, perdi minha virgindade com a minha namorada. Tanto antes como depois de ter a relação sexual, sempre tive uma ereção normal. Só que depois de algum tempo já tendo relações com ela, acabei enfrentando uma dificuldade um dia. Acabei broxando e nunca mais voltou ao normal. O que pode ser isso? Será que é disfunção erétil?

Olha, eu acho pouco provável uma disfunção erétil na adolescência. O que eu acho que pode estar acontecendo é: você eventualmente teve uma perda de ereção, algo que pode acontecer com qualquer um, em qualquer momento da vida, mesmo entre jovens.

Inclusive, quando se é muito jovem, é comum acontecer que, por pressão, por ansiedade, você acaba tendo essa dificuldade de uma maneira um pouquinho mais clara. Isso acabou mexendo com você e, a partir daí, você passou a ter uma dificuldade de ter novas ereções ou de ter uma ereção plena.

É o que a gente chama de ansiedade de performance – você fica ansioso, essa ansiedade que está dentro da sua cabeça acaba atrapalhando o funcionamento do seu pênis e você enfrenta uma maior dificuldade de ereção.

Tente manter a calma, respirar fundo e controlar essa ansiedade. Entenda que essa eventual falha que aconteceu pode acontecer com qualquer um. E bola para frente! Eu tenho certeza de que com calma, com tranquilidade e com confiança em você e na sua parceira, as coisas vão fluir naturalmente.

sexo adolescência ansiedade ereção performance dificuldade

Leia também

Cuidado: a ansiedade pode arruinar seu relacionamento


8 mitos sobre sexo que precisamos derrubar


Ereção falha quando estou acompanhado; o que fazer?


Tomei bomba e meu desempenho sexual caiu; tem relação?