Doutor Jairo
Assista » Tira Dúvidas

Como lidar com uma traição?

Além da traição em si, existe a questão da quebra de confiança, o que deixa alguns casais com uma relação instável
Além da traição em si, existe a questão da quebra de confiança, o que deixa alguns casais com uma relação instável - iStock

Dr. Jairo Bouer Publicado em 30/12/2020, às 17h13

O que fazer ou como lidar com uma traição? Será que homem lida de um jeito e mulher lida de outro? Será que dependendo do que aconteceu, se teve ou não envolvimento afetivo, é mais fácil de lidar?

Essa é uma das perguntas mais difíceis, porque ela é muito pessoal, o que torna muito complicado darmos uma opinião. A resposta para essa pergunta vai depender muito da comunicação que o casal consegue ter a partir dessa situação de traição e saber como o relacionamento vai progredir a partir disso

Muitas vezes, o casal passa por cima de uma traição, finge que está tudo bem, mas continuam punindo e penalizando um ao outro por conta dessa situação. Com isso, nunca mais reina a paz ou a confiança, sendo esta última uma das coisas mais importantes em um relacionamento.

Se o relacionamento é aberto, outras pessoas podem entrar e isso estava acordado entre os dois, tudo bem. Já se o relacionamento é fechado e outra pessoa entra, além da traição em si, existe essa questão da quebra de confiança, o que deixa alguns casais com uma relação instável, já que um pacto e o modo de funcionar foram rompidos. 

Em resumo, é preciso entender o que aconteceu, avaliar o impacto e saber se existe o interesse em superar essa situação para seguir em frente ou perceber que não vai ser possível lidar com isso de jeito nenhum e que não vai dar para continuar adiante.

Novamente, é importante lembrar que esse é um assunto muito pessoal, onde cada situação é única e tudo isso deve ser levado em consideração.