Doutor, tudo bem? Por aqui, nada bem. Acabei tendo brincadeirinhas com meu namorado. Foi tipo esfrega-esfrega, pinceladas e nada de enfiar e nem de ejacular. Mesmo assim, eu tenho muito medo porque estou no meu período fértil, e aí fico com medo do meu corpo.
Enfim, vou ver o que posso fazer e até tomar uma pílula [do dia seguinte] só para eu garantir e ficar menos ansiosa.
Minha amiga, calma! Se vocês só fizeram brincadeirinhas, esfrega-esfrega e eventuais pinceladas, e não houve penetração e não houve ejaculação, não tem risco de engravidar. E você não precisa tomar hormônio à toa, não precisa usar a pílula do dia seguinte.
A pílula do dia seguinte é um método de emergência para evitar uma gravidez indesejada em casos de esquecimento ou falha do método contraceptivo convencional. É um recurso importante para situações em que a camisinha estourou, a mulher esqueceu de tomar o anticoncepcional, fez sexo desprotegido ou mesmo em casos de violência sexual.
Entretanto, seu uso deve ser exceção e nunca regra. A pílula do dia seguinte tem de seis a 20 vezes a dose hormonal de uma pílula comum. Sendo assim, utilizá-la com frequência pode acarretar efeitos colaterais, como irregularidade menstrual.
O recomendado é que a pílula seja usada apenas uma ou duas vezes no ano, no máximo. Se tomada mensalmente, ela aumenta o risco de problemas, trazendo uma chance mais alta de câncer – se a mulher já tiver essa predisposição –, ou risco maior de trombose.
@jairobouer "Brincadeirinhas" 🙈 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr