Doutor Jairo
Assista » BBB22

BBB 22: Vyni realmente é desastrado ou é uma síndrome?

A dispraxia é uma disfunção neurológica que afeta a coordenação motora e a localização espacial - Reprodução / Instagram
A dispraxia é uma disfunção neurológica que afeta a coordenação motora e a localização espacial - Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 15/03/2022, às 16h30

Nos últimos dias, Vyni vem dividindo opiniões sobre o seu comportamento. Há vários vídeos circulando na internet em que o participantes tem atitudes desastradas, como errar a porta e bater na parede ou se desequilibrar na hora de sentar na cadeira do confessionário. 

Veja alguns desses momentos:

Durante uma live, Jairo Bouer comentou sobre a possibilidade de Vyni ser apenas “atrapalhado por natureza” ou sofrer de uma condição conhecida como "síndrome do desastrado”. 

A síndrome do desastrado realmente existe?

Na verdade, a “síndrome do desastrado” é o nome popular dado à dispraxia, uma disfunção neurológica que atua nas ações do sistema nervoso central e que afeta a coordenação motora e aspectos motores, verbais e de localização espacial. 

Segundo Jairo, em geral, uma pessoa com dispraxia tem uma série de funções que podem ser acometidas:

Entre os principais sintomas estão dificuldade de coordenação motora, falta de equilíbrio, questões posturais, fadiga, falta de jeito para lidar com os outros, com situações e objetos físicos, dificuldades na fala, problemas na percepção ou interpretação do que está acontecendo ao redor e coordenação de mãos e olhos”, pontuou. 

Além disso, a condição pode aparecer como um sintoma de algo maior. Por exemplo, se um indivíduo não tinha nada e sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC) – que atinge algumas áreas do cérebro que estão ligadas à coordenação dos movimentos – ele pode começar a desenvolver algum desses sintomas.

Normalmente, o diagnóstico é feito por um neurologista, que avalia o quadro e faz uma série de testes de coordenação para saber se a pessoa está conseguindo ter uma localização dela mesma e do próprio corpo no espaço, bem como observar como ela anda e interage com o ambiente que está inserida.

Confira:

Mas o Vyni pode ser dispráxico?

Jairo explica que tem gente que é desastrada e ponto.

Às vezes, o indivíduo está atrapalhado, sai esbarrando em tudo o que vê pela frente, principalmente quando está com sono, estressado ou nervoso. Isso pode fazer com que ele seja desastrado, mas isso é diferente da dispraxia”, explica.

Para o psiquiatra, em um primeiro momento, Vyni não aparenta conviver com a condição: “Pelo o que eu vi, não acho que o Vyni é um dispráxico. Ele é desastrado e desajeitado mesmo, não sei se isso configuraria em uma dispraxia. Porém, talvez ele tenha esse comportamento para conseguir essa representação do indivíduo, gerar identificação e chamar a atenção porque é engraçado”.