Pular para o conteúdo

É preciso dar mais atenção à saúde dos adolescentes

Jairo Bouer

14/10/2019 19:14




A depressão é a maior causa de doença e incapacidade em jovens de 10 a 19 anos, segundo um documento divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta quarta-feira (14).

O relatório também aponta que as três principais causas de morte nessa faixa etária são os acidentes de trânsito, a Aids (especialmente na África) e o suicídio. Em 2012, 1,3 milhão de adolescentes morreram em todo o mundo.

Os garotos são as principais vítimas de acidentes – eles são afetados três vezes mais que as garotas. Entre jovens do sexo feminino, chama atenção o fato que as complicações na gravidez ou no parto ocupam a segunda maior causa de morte.

A OMS destaca questões como consumo de álcool e drogas, sexualidade, violência e transtornos mentais como fatores de risco importantes para os jovens. A entidade confirma pesquisas anteriores que já apontavam o suicídio como a terceira principal causa de morte entre adolescentes.

O documento também reúne informações sobre hábitos dessa faixa etária, e uma observação importante é que pelo menos um jovem em cada quatro não realiza exercícios físicos em quantidade suficiente. Outra é que, em alguns países, um em cada três é obeso.

É a primeira vez que a OMS divulga um relatório completo sobre os problemas de saúde dos adolescentes. Para isso, a entidade contou com dados de 109 países.

Para saber mais: http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2014/focus-adolescent-health/en/

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS