Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Tenho muita lubrificação mesmo sem estar excitada; é normal?

A lubrificação vaginal deve ser incolor, sem cheiro e não provocar nenhum desconforto - iStock
A lubrificação vaginal deve ser incolor, sem cheiro e não provocar nenhum desconforto - iStock

Redação Publicado em 22/01/2022, às 09h00

“Doutor, ando tendo muita lubrificação mesmo sem estar excitada. O que fazer?”

Normalmente, as mulheres têm um aumento da lubrificação no momento em que estão em algum tipo de atividade íntima com uma parceria. Nesse caso, elas ficam mais excitadas e, como resposta do corpo a essa excitação, há mais lubrificação vaginal que, na verdade, é um processo do organismo preparando a vagina para uma possível penetração.

Agora, é sempre bom lembrar que, em algumas fases do ciclo menstrual, a mulher pode sentir um pequeno aumento das secreções vaginais. Normalmente, ele é incolor, não produz nenhum tipo de alteração, não incomoda, não coça e não tem cheiro peculiar. É simplesmente uma resposta do organismo às oscilações hormonais.

Caso essa lubrificação vaginal comece a ficar com um aspecto diferente, provocando dor, coceira ou um cheiro muito diferente, qualquer tipo de alteração dessa natureza, é importante procurar um ginecologista para fazer um exame diagnóstico.

Confira:

Não precisa ter vergonha      

Se a secreção vaginal for incolor, não tiver cheiro estranho e não provocar nenhum desconforto, ela é simplesmente um sinal de saúde.

Tanto a lubrificação feminina quanto o líquido pré-ejaculatório dos homens fazem parte da vida sexual e indicam que está tudo em ordem. Assim, com mais estímulo e excitação, pode ser que ocorra mais lubrificação. Isso é normal e faz parte do processo.

Algumas pessoas que têm excesso de lubrificação podem acabar se sentindo constrangidas e com medo de acharem esquisito ou, até mesmo, ficarem com nojo. 

Porém, é importante ter clareza de que o sexo envolve proximidade, intimidade e, consequentemente, contato com secreções. À medida que as pessoas exploram sua vida sexual e têm experiências, elas entendem que isso faz parte, que é extremamente natural e, o mais importante: sinaliza uma qualidade da resposta do corpo ao estímulo sexual.