Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Problemas com a digestão? Veja 3 dicas para melhorar!

Limite a gordura, pois ela tende a permanecer em seu sistema por mais tempo, tornando-se difícil de digerir - iStock
Limite a gordura, pois ela tende a permanecer em seu sistema por mais tempo, tornando-se difícil de digerir - iStock

Redação Publicado em 25/08/2022, às 09h00

“Doutor, como faço para evitar problemas de digestão, como azia e arrotar demais?”

De fato, azia e excesso de arrotossão problemas relacionados com dificuldades de digestão. Um único dia em que sofremos com uma má digestão já é capaz de atrapalhar a rotina inteira, provocando todas essas sensações desconfortáveis.

O que fazer?

Veja algumas dicas para reduzir a dificuldade com a digestão:

1. Colocar na alimentação mais vegetais 

Alimentos vegetais têm fibras. Isso promove uma digestão mais regular. Bônus: eles te saciam, o que é uma vantagem se você quiser perder peso. Escolha alimentos ricos em fibras, como: vegetais, nozes, sementes, grãos integrais, feijão e lentilha. Comece devagar. À medida que você adiciona fibras gradualmente à sua dieta, aumente também a quantidade de água que você bebe. A água é a melhor amiga da fibra, que a absorve, e isso ajudará a evitar cólicas ou gases.

Confira:

2. Pratique atividade física

Existe alguma coisa que o exercício não possa fazer por você? A lista de benefícios não para de crescer. Você já sabe que é bom para o coração, para a mente e para a cintura. Acontece que as pessoas ativas também têm uma digestão mais suave. Observe o horário. Para algumas pessoas, o exercício logo após uma refeição pode causar indigestão. Portanto, programe seus treinos antes das refeições ou espere pelo menos uma hora depois de comer.

3. Comer menos alimentos gordurosos

As gorduras tendem a permanecer em seu sistema por mais tempo, tornando-as mais difíceis de digerir. Você pode até ter notado uma sensação de plenitude ou queimação após uma refeição mais encorpada. Limite alimentos gordurosos, como batatas fritas, hambúrgueres etc. Em vez disso, coma carne magra e peixe. Além disso, tente grelhar suas refeições com mais frequência do que fritá-las.

Se a azia, os arrotos excessivos e a indisposição depois de comer forem frequentes, a recomendação é buscar a avaliação de um gastroenterologista para que ele possa, junto ao paciente, entender o que está acontecendo e, eventualmente, pedir alguns exames. Pessoas que apresentam refluxo, por exemplo, quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, podem ter grandes dificuldades de digestão.