Doutor Jairo
Ouça » Fala Aí

"Meu sêmen não é branco": será que há algo errado?

É comum que alguns garotos se preocupem com a coloração do esperma - iStock
É comum que alguns garotos se preocupem com a coloração do esperma - iStock

Redação Publicado em 18/06/2022, às 11h00

Doutor, meu sêmen não é tão branco assim. Isso é normal?

Existem alterações na coloração do sêmen. Ele pode ter desde uma tonalidade meio transparente, discretamente esbranquiçada, passando por um tom mais branco, mais denso, até uma cor mais amarelada ou escura.

Essas variações podem ocorrer de homem para homem e até no mesmo homem, em diferentes fases da vida.

Só é preciso se preocupar se tiver uma coloração avermelhada, o que pode ser sinal de um sangramento, ou se estiver amarelo demais, o que pode indicar alguma infecção. Nesse último caso, é comum que haja outros sintomas além da cor, como incômodo, dor, ardor ao urinar e outros.

Mas uma pequena variação na cor não deve ser motivo de preocupação.

Masturbação também interfere

A frequência de ejaculações também pode causar alterações na consistência do sêmen. Caso a pessoa tenha se masturbado muito, provavelmente sairá uma quantidade menor de esperma na ejaculação em uma tonalidade mais clara

Em contrapartida, se fica muito tempo sem se masturbar, o esperma pode sair mais espesso e um pouco mais amarelado. 

Sabia que o gosto também muda?

O gosto do esperma pode estar relacionado com o tipo de alimentação, por isso, o dito popular sobre o abacaxi deixar o esperma mais doce tem um fundo de verdade.

Por exemplo: alimentos muito condimentados, como alho, cebola ou pimenta podem, de alguma forma, interferir no cheiro e no gosto de qualquer uma das secreções, como saliva, suor e também esperma.

Vale ressaltar que são variações muito sutis, ou seja, aquele gosto e cheiro típicos do esperma permanecem independente do que a pessoa come.