Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Meu amigo brochou e não para de se culpar por isso; o que fazer?

Falhas de ereção podem acontecer eventualmente e não devem ser levadas como um problema - iStock
Falhas de ereção podem acontecer eventualmente e não devem ser levadas como um problema - iStock

Redação Publicado em 12/05/2022, às 09h00

“Doutor, meu amigo brochou e não consegue parar de se culpar pelo ocorrido. Alguma dica para ele?”

Ter uma falha de ereção é absolutamente normal e acontece com todos os homens em algum momento da vida. Mesmo que ele seja novo, isso pode acontecer, já que os jovens também ficam ansiosos e inseguros no momento do sexo, o que pode acabar interferindo na ereção.

Assim, o primeiro passo é entender que ter uma falha de ereção faz parte da vida. Depois, não adianta se culpar, se punir e criar vários “fantasmas” em relação ao que aconteceu. O episódio ocorreu e ponto. O melhor é seguir em frente e, quanto menos o homem “encanar” com isso, mais fácil será sua vida sexual.

Por que os homens brocham?

Todo homem, em algum momento da vida, vai brochar. Se for uma situação eventual, a melhor coisa a se fazer é não dar muito peso para a situação e entender que isso pode acontecer. Quanto mais importância se dá, mais ansiedade é criada para a próxima vez e, como consequência, maiores são as chances de ocorrer novamente. 

Porém, caso as falhas de ereção aconteçam com frequência, é preciso ter atenção para entender o que está acontecendo. Com homens mais velhos, por exemplo, pode ser que haja relação com alguma questão de saúde, como hipertensão, tabagismo, problemas circulatórios e obesidade. 

Confira:

Como controlar essa ansiedade?

A ansiedade e o estresse podem impedir que você tenha ou mantenha uma ereção. Essas sensações também podem distrair as pessoas da intimidade sexual. Se um homem está ansioso sobre como será seu desempenho sexual, ele pode se sentir menos excitado. As estratégias para controlar a ansiedade e o estresse incluem:

  • Concentre-se mais nas sensações físicas do que no desempenho sexual;
  • Faça exercícios físicos;
  • Durma melhor;
  • Trabalhe para melhorar os relacionamentos;
  • Medite;
  • Gaste mais tempo em uma atividade favorita;
  • Faça terapia;
  • Tome medicamentos se forem necessários e prescritos.