Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Eu espirro demais; o que será?

O espirro é uma forma de limpar as impurezas que adentram as vias aéreas - iStock
O espirro é uma forma de limpar as impurezas que adentram as vias aéreas - iStock

Redação Publicado em 17/05/2022, às 09h00

“Doutor, eu espirro muito. O que pode ser?”

O espirro é uma espécie de mecanismo de defesa do corpo contra agentes estranhos, como vírus, alérgenos e substâncias poluentes. Essas estruturas entram no nariz, os receptores detectam a presença delas, mandam uma mensagem para o cérebro e, como resposta, há o espirro.

Em outras palavras, o espirro é uma forma de limpar essas impurezas que adentram as vias aéreas e evitar que elas entrem no organismo.

Vários tipos de agentes podem provocar espirros: fumaça, perfumes fortes, poluentes, alérgenos, como pólen ou ácaro, vírus, bactérias, ar seco, excesso de luminosidade e substâncias que tenham piperina, como a pimenta. 

A época do ano também influencia

O outono é uma época em que muitas pessoas começam a espirrar em mais quantidade por algumas razões. Em primeiro lugar, é quando chegam os meses mais frios e o nível de alérgenos tende a aumentar; ou seja, temos mais contato com aquelas roupas e cobertas guardadas há muito tempo, o que pode provocar alergias que levam a crises de espirro. 

Portanto, se a pessoa começou a espirrar com muita frequência e intensidade, o ideal é procurar um profissional para uma avaliação médica adequada.     

Confira:

Por que às vezes espirramos várias vezes seguidas?

Isso geralmente acontece por um bom motivo: o primeiro espirro não limpou as passagens nasais bem o suficiente. Tenha certeza de que um segundo ou terceiro espirro é a maneira do corpo garantir que todos os irritantes tenham sido expelidos com segurança do nariz.

É ruim segurar um espirro?

Por mais tentador que seja segurar um espirro, os especialistas concordam que é melhor deixar acontecer. Isso porque os espirros geram uma pressão muito forte que, se não for liberada pelo nariz e pela boca, pode romper os tímpanos ou até mesmo os vasos sanguíneos dos olhos e do cérebro. Além disso, as bactérias ou outros irritantes que seriam eliminados podem ser redirecionados para o ouvido, causando uma infecção dolorosa.