Pular para o conteúdo

Doutor, tem como parar de crescer? Veja a resposta

Jairo Bouer

27/10/2020 08:00




Dúvida do Tato: Doutor, tem como eu parar de crescer? Eu tenho 17 anos, estou com quase 1,95m e minha namorada tem só 1,60m, está zoada a nossa diferença.

Dr. Jairo Bouer: Tato, está zoada a diferença, mas as diferenças acontecem. E quando a gente gosta de alguém, quando a gente está com alguém, quando a gente topa investir em uma relação com alguém, não são 20, 30, 40 cm de altura, de estatura, que vão fazer a diferença. O que importa é o sentimento, é o afeto, o quanto a gente gosta dessa pessoa. Eu acho que é essa a questão mais importante do ponto de vista do relacionamento.

Agora, do ponto de vista biológico, não tem nada para a gente fazer para você parar de crescer. A sua estatura final está programada pela sua genética e não dá para cortar esse processo.

Com 17 anos é possível que você já cresceu tudo o que você tinha para crescer, ou já quase bateu a sua meta, a sua programação genética, então pode ser que você ganhe alguns centímetros ainda, mas provavelmente pouca coisa.

E em relação à diferença com a sua namorada, imagino que não seja nenhum grande problema, vocês podem usar a criatividade e a imaginação para ficarem juntos sem que isso atrapalhe a vida de vocês.

Saiba mais:

“Não quero ser muito alta; tem o que fazer?”

Adolescente quer crescer mais; tem como?

Veja também:

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS