Pliometria: ganhe força e equilíbrio com o método

Os exercícios pliométricos referem-se a um conjunto de técnicas que envolvem um rápido alongamento e contração dos músculos, como saltos, por exemplo.

Os pliométricos também são chamados de exercícios de explosão e são muito comuns nas academias de treinamento funcional e de crossfit.

Os benefícios de praticá-los envolvem: melhora do equilíbrio corporal, gasto calórico elevado e desenvolvimento da coordenação motora.

A técnica de pliometria pode ajudar ainda no fortalecimento dos músculos inferiores e superiores, pois os exercícios são capazes de recrutar todo o corpo.

Para os membros inferiores, exercícios comuns são: salto em uma caixa, agachamento com salto, descer de uma plataforma e dar um salto em seguida e pular corda.

Para os membros superiores, alguns exemplos são: arremessos usando uma medicine ball, flexão de braços batendo palmas e flexão de braços seguida de salto.

Pessoas destreinadas ou com sobrepeso devem ter cuidado ao executá-los para evitar lesões. O ideal é começar com exercícios mais simples e com baixo impacto.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock