O que super-heróis ensinam sobre saúde

Quer levar uma vida mais saudável e envelhecer melhor? Os super-heróis podem servir de inspiração para alcançar esse objetivo. Ou não.

A equipe da Universidade de Queensland (Austrália) avaliou traços de personalidade e comportamentos dos protagonistas de 24 filmes da Marvel lançados entre 2008 e 2021.

Movimento constante

De modo geral, todos os heróis analisados têm o ótimo hábito de praticar atividade física regular, algo obrigatório para quem quer viver mais e melhor.

Coesão social

A convivência com os amigos e a sensação de ter com quem contar nas dificuldades é importante na prevenção de demência e problemas de saúde mental.

Uso de substâncias

Com exceção do Thor e do Homem de Ferro, os super-heróis evitam fumar e beber pesado, o que é outro ponto a favor do envelhecimento saudável.

Alimentação

O estudo menciona que o Pantera Negra é vegetariano, um fator considerado saudável. O excesso de gordura animal é associado a risco mais alto de doenças cardiovasculares.

Emoções perigosas

Já viver com raiva, como Hulk, é uma ameaça ao coração. E os traumas de infância da Viúva Negra também aumentam o risco de doenças físicas e mentais.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Milena Alvarez e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: British Medical Journal