Narcisismo é doença? Entenda melhor

Narcisismo é um conceito criado a partir do mito grego de Narciso, sobre um jovem que se apaixonou pela própria imagem refletida na água, e acabou se afogando por isso.

O termo ganhou mais destaque com a emergência das redes sociais. É comum usá-lo para se referir a quem expõe o próprio corpo nas plataformas em busca de aprovação, e se frustra com poucos likes.

Uma pessoa com o transtorno, ou seja, um narcisista patológico, exibe um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia (não consegue se colocar no lugar dos outros).

As principais repercussões dessas características costumam ser dificuldades nas relações sociais, abuso de substâncias e transtornos como depressão e ansiedade.

As causas do transtorno não são bem estabelecidas. É possível que haja questões genéticas e também ambientais envolvidas, como tipo de criação recebida na infância ou história de abuso.

O narcisista tem fantasias de superioridade e julga ter privilégios. Como é insensível às necessidades de outras pessoas, é comum que tente tirar vantagem delas.

Apesar de carecerem de admiração excessiva, a autoestima desses indivíduos é quase sempre muito baixa, de modo a se preocuparem com quão bem estão se saindo e quão importante os outros os consideram.

Em alguns casos, o narcisismo patológico também pode ser associado a outros transtornos de personalidade, como histriônica, borderline, antissocial e paranoide.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Leo Fávaro e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz