Mau hálito: saiba onde mora o problema

Fadiga olfativa é quando a gente se adapta a um odor e deixa de percebê-lo. Por ex: quando você usa um perfume por muito tempo e acha que ele não faz mais efeito, aumentando a borrifada. 

Um erro muito comum que as pessoas cometem é encher a escova de creme dental, achando que aquela sensação de limpeza e refrescância irá eliminar o mau hálito, isso é um mito.

Um dos maiores inimigos do hálito é, sem dúvida, o cigarro, por causa da nicotina. 

Aparelhos móveis, braquetes com fios metálicos e piercings também prejudicam o hálito. É que essas estruturas acumulam biofilme, película que também reveste os dentes e contém bactérias. 

Porém, o principal fator do mau hálito é a saburra lingual, aquela camada esbranquiçada no dorso da língua, onde se acumulam resíduos e bactérias presentes na boca. 

Higienização adequada inclui fazer a raspagem com o limpador de língua ou escova lingual. A escova de dente não é ideal, por ser alta e causar ânsia. 

Enxaguantes dão a sensação de limpeza, mas contêm LSS (lauril sulfato de sódio), que seca a mucosa. Isso pode causar descamação, que potencializa a formação da saburra. 

O uso de máscara ajuda a bloquear o mau hálito. Mas isso também faz com que muita gente fique sem identificar o problema. 

O mau hálito pode  gerar restrição social, provocando insegurança, timidez, ansiedade e dificuldade de estabelecer relações amorosas e até profissionais. 

Quer avisar alguém que tem o problema, mas não tem coragem? A Associação Brasileira de Halitose pode ajudar, com envio de e-mail anônimo. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin 

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Mário Sérgio Giorgi (cirurgião-dentista/Crosp)

Créditos: iStock e Tenor