Limão: não deixe faltar no cardápio

Fruta cítrica popular, o limão é muito usado em bebidas, picolés, doces e até como tempero.

A fruta é rica em flavonoides, um tipo de antioxidante que combate radicais livres, evitando danos nas células. Os flavonoides podem ajudar na prevenção de doenças.

Estudo com quase 70 mil mulheres mostrou que aquelas que consomem mais frutas cítricas tiveram risco 19% menor de derrame isquêmico em relação às que ingerem pouco.

A vitamina C, ou ácido ascórbico, desempenha papel vital na formação de colágeno, o sistema de suporte da pele. Hoje há uma variedade de cosméticos com a vitamina na composição

Estudo mostrou que pessoas com asma que consomem grandes quantidades de vitamina C e outros nutrientes quando estão resfriadas podem ter menos ataques.

Combinar alimentos ricos em vitamina C com itens ricos em ferro maximiza a capacidade do corpo de absorver esse mineral. Dica: pingue gotas de limão na salada de espinafre.

A vitamina C do limão pode fortalecer o sistema imunológico. Estudos indicam que, embora o nutriente não evite gripes e resfriados, pode reduzir a duração dessas doenças.

Consumir água com limão em vez de refrigerante pode ser benéfico porque reduz ingestão de açúcar. Além disso, a limonada pode proteger contra a formação de cálculos renais.

A vitamina C presente no limão também pode ajudar a aumentar a imunidade em pessoas submetidas a atividades físicas extenuantes.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz