infertilidade feminina 

Mesmo que a mulher tenha uma aparência física jovial, os ovários refletem a idade cronológica, e não importa quão jovem ela pareça, os ovários envelhecem com o passar os anos. 

Além da idade, outros fatores influenciam: o tabagismo é capaz de favorecer a deterioração dos ovários, envelhecendo-os em até dez anos e acelerando o início da menopausa. 

O estresse pode dobrar o risco de infertilidade nas mulheres. Segundo pesquisa, mulheres com níveis elevados de estresse tinham 29% menos probabilidade de engravidar se comparadas às demais. 

Medicamentos, como antidepressivos, podem causar desequilíbrio dos níveis hormonais, levando à diminuição da fertilidade, o que geralmente é resolvido pela suspensão do uso. 

Peso inadequado: a obesidade, além de causar doenças pode influenciar na fertilidade. O mesmo ocorre com mulheres muito magras, que podem ter mais dificuldade para engravidar.

Meio ambiente: existem estudos mostrando a interferência negativa de substâncias na fertilidade. Entre elas estão solventes, tintas, bisfenol, etc. O problema atinge até os casais mais jovens. 

Alimentação: quanto mais gorduras trans uma mulher consumir, maior a chance de ter problemas de infertilidade. Este tipo de alimentação está ligado a várias doenças, como diabetes e obesidade. 

Congelar os óvulos também é indicado para mulheres que vão começar tratamentos oncológicos. Assim, preservam a fertilidade para poderem engravidar no futuro. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin 

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock