Calistenia: 7 exercícios para as férias

A calistenia é um método de treinamento muscular que não exige halteres, anilhas ou aparelhos: apenas com o peso corporal é possível exercitar todos os grupos musculares.

Por ser um método prático, a calistenia pode ser feita em qualquer lugar: em casa, no parque ou até mesmo na praia, durante o período de férias.

A seguir, separamos sete exercícios de calistenia que trabalham todos os grupamentos musculares e podem ser feitos em qualquer lugar. Confira!

Agachamento

O agachamento tradicional pode ser feito sem pesos. Se achar fácil, utilize isometria, mantendo os joelhos flexionados e fixos a 90° por alguns segundos antes de realizar o movimento completo.

1

O afundo é um tipo de agachamento unilateral. Para realizá-lo, uma perna deve fazer movimentos de flexão à frente do corpo enquanto a outra fica atrás, como apoio.

2

Afundo

A flexão de braços é um dos exercícios mais comuns para trabalhar toda a região peitoral e também os tríceps. Se achar o movimento difícil, pode apoiar os joelhos no chão.

Flexão de braços

3

Este exercício exige duas barras elevadas e paralelas para ser executado (ou objetos similares que cumpram a mesma função). Ativa tanto peitoral quanto tríceps.

Barras paralelas

4

A barra fixa pode ser feita com diferentes pegadas e amplitudes dos braços. Quem não tem uma barra, pode usar outro objeto bem fixo e resistente - mas cuidado para não se machucar!

Barra fixa

5

O movimento é similar ao da barra fixa, mas mais próximo ao solo. O corpo fica numa posição mais horizontal e as pernas no chão. Use a pegada aberta e pronada (palmas da mão para fora).

Remada baixa

6

A prancha é um exercício isométrico (promove contração muscular sem movimentos). Ao realizá-la, fique na posição correta sem se mover por alguns segundos e retorne.

Prancha abdominal

7

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock