EPOC: gasto calórico elevado por mais tempo

EPOC é uma sigla em inglês para Excess Postexercise Oxygen Consumption, ou Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício, em português.

Que os exercícios físicos gastam calorias todo mundo já sabe. Porém, esse gasto calórico pode permanecer por até 48 h após os treinos dependendo do exercício realizado.

Esse efeito se dá em duas etapas: EPOC rápido e lento. O primeiro ocorre nos poucos minutos após o exercício e o segundo tem efeito prolongado, que pode durar horas.

De acordo com estudos, o efeito EPOC tende a ser mais duradouro depois de exercícios de alta intensidade e curta duração.

Dessa forma, pessoas que fazem uma caminhada de uma hora, por exemplo, terão um efeito EPOC menor do que pessoas que praticam treinos como o HIIT.

HIIT significa treinos intervalados de alta intensidade e é praticado com exercícios muito intensos (como sprints) seguidos de intervalos curtos para descanso.

Exercícios de musculação com intensidade elevada também mantêm o EPOC alto por mais tempo, de 12 h a 48 h após o exercício.

Assim, para maximizar o seu gasto calórico (e o EPOC), inclua em sua rotina treinos de alta intensidade, sempre, claro, com orientação de profissionais da educação física.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Tenor