endometriose: saiba mais sobre a doença

Sintomas: cólica, menstruação irregular, infertilidade e dor pélvica, que pode ser intermitente ou contínua, e surgir durante ou após a atividade sexual e antes ou depois da menstruação. 

Não é fácil para muitos médicos diagnosticarem a endometriose. É comum que demore vários anos para que isso ocorra. Algumas mulheres podem não apresentar nenhum sintoma. 

Cerca de 30% das mulheres com endometriose têm dificuldade de engravidar. A cirurgia para remover as células endometriais, que crescem fora do útero, pode aumentar as chances de gestação. 

Gravidez não cura endometriose, este é um dos maiores mitos sobre a doença. Existem várias opções de tratamento, e a gestação pode oferecer alívio dos sintomas, mas eles tendem a voltar. 

A histerectomia não cura a endometriose, já que a remoção do útero e/ou dos ovários, sem retirar os implantes endometrióticos fora do útero, não eliminará os sintomas da doença. 

Exercício é bom para a saúde geral e para lidar com a doença. Recomenda-se que a mulher se exercite por pelo menos 30 minutos por dia, com atividades físicas que não causem dor. 

Embora a endometriose possa ser descoberta principalmente na região pélvica, ela foi encontrada no intestino, nas trompas e até nos olhos e no cérebro; é mais raro, mas pode acontecer. 

Estudo mostrou que a cirurgia laparoscópica reduz não só a dor pélvica, como aquela sentida durante a relação sexual, além de melhorar a qualidade de vida da paciente. 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Arnaldo Schizzi Cambiaghi, ginecologista obstetra com certificado em reprodução assistida.