Como controlar o chulé e o suor nos pés

Todo mundo fica com os pés suados e com mau cheiro após atividade física intensa, ou depois de um dia inteiro com o mesmo calçado, no calor.

Mas é bom lembrar que não é o suor, em si, que causa o chulé, e sim as bactérias da pele. Elas adoram locais quentes, escuros e úmidos, como o interior de um sapato fechado.

Algumas pessoas, no entanto, transpiram muito mais do que o necessário para manter a temperatura corporal regulada. Elas sofrem de hiperidrose.

Quando afeta os pés, a condição é chamada de “hiperidrose plantar”. Mas é comum que as pessoas afetadas também suem muito nas mãos, nas axilas e em outras áreas, nem sempre com mau cheiro.

Veja alguns conselhos úteis para evitar mau cheiro nos pés, e alguns tratamentos possíveis para reduzir a quantidade de suor nessa parte do corpo.

Use palmilhas

Elas podem ajudar a absorver o suor e evitar que você escorregue dentro do calçado.

Coloque talco

O produto ajuda a absorver o excesso de umidade e também evita que os pés deslizem na palmilha.

Deixe secar

Depois de usar o calçado, deixe-o em local aberto e arejado por pelo menos 24 horas. O ideal é nunca usar o mesmo todos os dias.

Opções naturais

Imersão em chá preto forte e frio, além de óleo de melaleuca e bicarbonato de sódio, podem ajudar. Só cuidado com limão e outras receitas, que mancham ou irritam a pele.

Tente um antitranspirante

Diferente do desodorante, que só evita o mau cheiro, esse tipo de produto inibe a liberação do suor ao longo do dia. Em caso de alergia ou irritação, suspenda o uso.

Procure o dermatologista

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Cármen Guaresemin e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Sociedade Internacional de Hiperidrose e Lilian Ota (dermatologista)