Como ajudar uma pessoa com ansiedade?

Ter ansiedade é comum e algo esperado para algumas situações da vida. Porém, existem casos que envolvem muito mais do que uma simples preocupação passageira.

Para quem tem um transtorno de ansiedade, é comum relatar a sensação de estar “no limite”, taquicardia, tensão muscular, insônia e alterações gastrointestinais.

Seja empático

Antes de mais nada, saiba que ansiedade não é “mimimi”. Tente se colocar no lugar da pessoa, evitando fazer qualquer tipo de julgamento ou minimizar suas reações da pessoa.

1

Escolha um lugar tranquilo

Em momentos de crises, se vocês estiverem em um ambiente fechado e cheio de gente, o ideal é ir para um lugar mais calmo ou ao ar livre.

2

Não dê exemplos “piores”

Dizer que há gente em situação muito mais grave não ajuda em nada, e pode até intensificar o sofrimento.

3

Ouça mais e fale menos

Deixe a pessoa falar sobre seus sentimentos, angústias, medos e fale apenas quando necessário. Muitas vezes, um “ouvido amigo” é tudo o que a pessoa deseja.

4

Sugira um exercício respiratório

Não é papo de autoajuda. A respiração abdominal é uma ferramenta eficaz em crises de ansiedade. Inspire pelo nariz, deixando a barriga inflar, e solte pela boca.

5

Fale sobre coisas boas

Quando sentir que é possível e a situação está mais controlada, resgate boas memórias ou fale sobre assuntos de que a pessoa gosta para ajudar a distraí-la.

6

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock, Giphy e Tenor