SAIBA COMO AQUECER E DESAQUECER

Seja pela falta de tempo ou para terminar logo, é comum uma certa ansiedade para começar e finalizar os exercícios. Porém, músculos “frios” podem provocar lesões.

Por isso, é importante iniciar cada prática com um aquecimento e terminar com um desaquecimento. Isso vale tanto para os iniciantes como para os mais experientes.

Esse processo de aquecer o corpo faz com que todas as estruturas envolvidas fiquem preparadas para a atividade, diminuindo o risco de lesões.

O aquecimento pode ser feito de diversas maneiras, seja por meio de uma caminhada, por exemplo, ou com exercícios, como pular corda, polichinelos e saltos.

Também é possível fazer um aquecimento mais simples, andando no lugar enquanto balança suavemente os braços ou dançando algumas músicas.

Depois do treino, também é importante apostar no desaquecimento, por meio de uma sequência de movimentos lentos, para permitir ao corpo retornar gradualmente.

Tanto aquecimento quanto desaquecimento devem ser praticados entre 10 e 20 minutos, dependendo da atividade e de sua intensidade.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Milena Alvarez e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Créditos: iStock e Tenor