Doutor Jairo
Testeira
Colunas / Lilian Akemi Ota » Opinião

"Depilação facial" pode causar marcas permanentes e até asfixia

Não tente fazer em casa: usar cotonetes para permitir a respiração pode não dar certo - Reprodução/YouTube
Não tente fazer em casa: usar cotonetes para permitir a respiração pode não dar certo - Reprodução/YouTube

Lilian Akemi Ota Publicado em 19/02/2021, às 11h00

Vídeos virais no Tik Tok têm causado muito burburinho e preocupação com o novo modismo de depilar toda a face com cera quente. Segundo a BBC, aparentemente a novidade surgiu primeiro na Holanda, mas já se espalhou pela Inglaterra e está causando muita discussão, principalmente entre os dermatologistas de lá.

A “técnica” consiste em aplicar cera quente em toda face, encobrindo inclusive os olhos, boca, nariz e partes das orelhas. Para a pessoa conseguir respirar são colocados cotonetes que criam passagens de ar e as sobrancelhas e cílios são protegidos com papéis. Procedimentos de segurança no mínimo duvidáveis.

Feridas na pele

A cera quente é o pior método de depilação que existe, pois, além de arrancar o pelo, ela também retira camadas do epitélio formando micro-úlceras na pele e ao redor do pelo. Essas microferidas podem inflamar e infeccionar, resultando em irritação da pele e do poro do pelo, originando  um quadro conhecido como foliculite. Ou seja, a área depilada fica cheia de “bolinhas vermelhas” e às vezes com pus. Muito gente já deve ter passado por isso. Agora imagine fazer isso na cara toda!

Além disso, pelo fato de a cera ser quente, com o tempo os vasinhos da face podem se dilatar devido ao calor e podem aparecer de forma permanente na face.

Como se tudo isso já não bastasse, ela pode também provocar queimaduras se forem aplicadas por pessoas que não entendem muito do assunto e, vamos falar a verdade, curioso dando uma de profissional está cheio por aqui.

Risco de asfixia

Agora, falando da parte mecânica dessa nova modinha: o fato de ter toda a face coberta por cera e só alguns cotonetes para fazer um “ túnel” pode não dar muito certo e a pessoa pode morrer de asfixia.

Além disso, a cera pode grudar na pálpebra e, apesar dos pápeis protetores, você pode acabar sem pelos nos cílios e nas sobrancelhas! Lembrando que, muitas vezes, depois de arrancar ou depilar as sobrancelhas, os pelos desta região nunca mais voltam.

Ou seja, eu diria que é um risco que não vale a pena correr só para ganhar visualizações.