Pular para o conteúdo

Um em cada 6 jovens usa Snapchat enquanto dirige

Jairo Bouer

18/10/2019 21:31




O Snapchat virou uma das principais ameaças aos motoristas que vivem na Austrália, segundo um estudo que acaba de ser divulgado pela Universidade de Tecnologia de Queensland. Os dados mostram que um em cada seis jovens com carteira já usou o aplicativo enquanto dirigia.

A pesquisa contou com mais de 500 motoristas, com idades entre 17 e 25 anos. A equipe do Centro de Pesquisa de Acidentes e Segurança Rodoviária de Queensland descobriu que a maioria apenas dá uma olhada ou responde mensagens enquanto está no volante. Mas 15% dos entrevistados confessaram usar o Snapchat para enviar fotos ou vídeos ao mesmo tempo em que dirigiam. Mais da metade admitiu que a motivação era compartilhar as imagens de algo que eles viram no caminho.

Tudo bem que a maioria (71%) disse usar mais o aplicativo quando estava parado no sinal vermelho. E 83% afirmaram que não utilizar o celular na estrada. Mesmo assim, é muita gente fazendo duas coisas ao mesmo tempo, o que compromete a atenção no trânsito e aumenta a probabilidade de acidentes.

A Austrália tem mais de 6 milhões de usuários regulares do Snapchat, incluindo cerca de 2 milhões de usuários com idades entre 18 e 24 anos. O aplicativo é considerado a plataforma de mídia social mais popular entre menores de 25 anos, que o utilizam para enviar fotos e vídeos legendados com mais agilidade.

Nos grupos de discussão, conduzidos pelo pesquisadores com amostras menores de participantes, ficou claro que o Snapchat é a plataforma de mídia social mais usada no carro pelos mais jovens. Quando questionados se não tinham medo de ser flagrados pela polícia, a maioria afirmou que achava isso difícil.

Fiscalizar o uso de smartphones ao volante é algo difícil de se fazer, e por isso muita gente abusa. Todo mundo tem uma boa desculpa para justificar a necessidade, mas a verdade é que não custa nada encostar o carro em algum lugar seguro para enviar uma mensagem importante. Já vídeos, fotos, comentários engraçados, curtidas…tudo isso pode esperar alguns minutos, né? Preservar a sua vida e a dos outros é muito mais importante.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS