Pular para o conteúdo

Percebi que tenho um testículo mais baixo que o outro. É normal?

Jairo Bouer

14/10/2019 19:13




Muitos garotos se assustam ao notar um testículo mais baixo que o outro. No entanto, isso é normal. Geralmente, o esquerdo fica mais baixo do que o direito.

Para entender melhor, vamos à anatomia: os dois são sustentados por cordões formados por vasos sanguíneosm nervos e músculos. O que acontece é que o cordão do lado esquerdo é mais baixo do que o direito pela forma com que os vasos sanguíneos dessa região se ligam aos vasos maiores do corpo.

Vale ressaltar que saco escrotal, onde ficam localizados os testículos, tem uma série de músculos que podem aproximar ou afastá-los do corpo, para fazer um controle de temperatura. Apenas é possível perceber uma leve diferença de altura quando os músculos estão relaxados.

Os garotos devem ficar preocupados caso os testículos comecem a crescer de uma hora para outra ou se houver dor e desconforto. Isso pode indicar uma torção testicular, infecção ou até tumor. Nestes casos, o mais indicado é procurar um médico, de preferência um urologista, para avaliação.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

Saiba mais

Dores nas costas que vão para o testículo; o que pode ser?

Desconforto no testículo é normal?

 

*Atualizado em 14/10/2020

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS