Doutor Jairo
Leia » Tira dúvidas

Tenho gonorreia e meu joelho dói; é normal?

Se não tratada adequadamente, a gonorreia pode causar complicações como a artrite - iStock
Se não tratada adequadamente, a gonorreia pode causar complicações como a artrite - iStock

Redação Publicado em 19/05/2021, às 17h30

Doutor, estou tratando uma gonorreia, meu joelho está doendo muito e não sinto melhora. É normal?

Essa pergunta é muito importante por dois motivos: mostra que as infecções sexualmente transmissíveis (IST) – como a gonorreia – podem acontecer e revela também que pessoas que enfrentam o problema podem apresentar um quadro de artrite em várias articulações do corpo, inclusive no joelho. 

O que é gonorreia?

A gonorreia é uma IST causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, popularmente conhecida como gonococo; estima-se que entre 1% e 2% da população mundial convive com esse organismo no corpo. 

A infecção, frequente tanto em homens como em mulheres, costuma afetar a uretra e o colo do útero. Porém, dependendo da porta de entrada, existe chances de acometer o reto e a garganta (sexo anal e oral). 

Muitas vezes a gonorreia é assintomática entre as mulheres. Porém, quando ela se manifesta, os sintomas, em ambos os sexos, podem incluir corrimento e dor ao urinar e ao ter relações sexuais. Eles costumam surgir até dez dias após o contato desprotegido e, por isso, muita gente transmite a infecção sem saber que está infectada.

Essa IST tem explodido nos últimos anos em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. A principal e mais eficaz forma de prevenção é o uso da camisinha. Aqueles que fazem sexo sem proteção (inclusive sexo oral) precisam se testar com frequência, já que o diagnóstico precoce - mesmo sem apresentar sintomas - é fundamental para o tratamento.

Mas e a artrite?

A artrite gonocócica – como é denominado o problema causado pela gonorreia – é uma das complicações dessa IST. Caso a bactéria não seja detectada e tratada de forma adequada, ela pode migrar para as articulações da mão, punho, joelho, cotovelo ou tornozelo.

Em geral, essa condição afeta mais as mulheres do que os homens. Pessoas do sexo masculino, normalmente, apresentam sinais visíveis da infecção, incluindo dor extrema ao fazer xixi. Em contrapartida, apesar de algumas mulheres terem sintomas da IST, muitas não apresentam nenhum indício da infecção, dificultando o diagnóstico.

Veja também: