Doutor Jairo
Leia » Saúde

Sintomas cardíacos que nunca devem ser ignorados

Um sinal é a dor nas costas ou braços; os homens normalmente sentem isso no lado esquerdo - iStock
Um sinal é a dor nas costas ou braços; os homens normalmente sentem isso no lado esquerdo - iStock

Redação Publicado em 21/09/2021, às 10h00

Hipertensão arterial, sedentarismo, diabetes, alimentação rica em gordura, idade avançada, estresse, obesidade, tabagismo... Esses são alguns dos principais fatores que predispõe a um infarto agudo do miocárdio. Os homens dominam os casos de infarto, no entanto, tem crescido a incidência do mal entre as mulheres – que também entraram no ritmo alucinante da vida moderna e se tornaram, também, alvos mais fáceis do problema. 

Infelizmente, há alguns sinais que o corpo dá de que algo está errado, mas muitos ignoram. Não faça isso. Abaixo uma lista com os mais comuns: 

Dor no peito

Este é o sinal mais comum de um ataque cardíaco, mas nem sempre é uma dor súbita e esmagadora. Pode ser mais uma sensação desconfortável – como aperto ou peso. Você pode confundi-lo com azia. Pode durar mais de alguns minutos ou ir embora e voltar.

Dor no braço ou nas costas

Os homens normalmente sentem isso no braço esquerdo, mas as mulheres podem sentir em ambos. Seus braços podem parecer pesados ou “inúteis”. Pode ser um sinal de angina ou um ataque cardíaco. A dor pode começar no peito e depois mover-se para a parte superior ou inferior das costas. Desconfie se a dor surgir do nada ou te acordar à noite e não parecer ligada a uma articulação ou músculo em particular.

Dor no pescoço ou mandíbula

Você pode sentir dor acima dos ombros quando está tendo um ataque cardíaco. Seu maxilar inferior, em um ou ambos os lados, pode doer ou ficar tenso. Seu pescoço pode doer ou você pode ter uma sensação de asfixia ou queimação na garganta.

Fadiga incomum

Todo mundo está sempre ocupado, então é normal se sentir cansado de vez em quando. Mas isso é uma bandeira vermelha para ataque cardíaco se você, de repente, “apagar”. Talvez você esteja muito desgastado depois da rotina típica de exercícios ou esteja exausto apenas por caminhar para o banheiro. Você também pode se sentir esgotado, mas mesmo assim não consegue dormir.

Desmaios e náuseas

Você pode sentir que vai desmaiar. Desmaios acontecem quando sua pressão sanguínea está baixa e seu coração não está bombeando a quantidade certa de oxigênio para o cérebro. Pode ser porque você está superaquecendo, mas as condições cardíacas também podem ser as culpadas. Náuseas e falta de apetite também podem ser sinais de problemas com seu coração.

Suor e dificuldade para respirar

Se você está tendo um ataque cardíaco, pode suar, mesmo que não esteja fazendo força. Você pode sentir frio, ter falta de ar como se tivesse corrido uma maratona, mesmo que não tenha saído do sofá. Quando você se deita, pode ser ainda mais difícil respirar.

Tosse e chiado

Falta de ar com tosse regular e chiado podem ser sinais de insuficiência cardíaca. É quando seu coração não bombeia bem o suficiente para abastecer seu corpo com todo o sangue e oxigênio que precisa. Quando você tem insuficiência cardíaca, sangue e fluidos podem voltar para seus pulmões. Você pode ter dificuldade em respirar ou ouvir um barulho quando você inala. Você pode tossir muco rosado.

Inchaço

Você pode ter seus pés, tornozelos, pernas ou estômago inchados se tiver insuficiência cardíaca. Você pode notar que seus sapatos estão apertados. À medida que o fluxo de sangue para fora do coração diminui, o sangue volta para ele através das veias. Isso faz com que o fluido se acumule em pontos que não deveria. Seus rins, por exemplo, não podem se livrar de água e sal, o que leva a mais inchaço.

Problemas para se locomover

Quando você tem insuficiência cardíaca, seu corpo move o sangue e o oxigênio que ele carrega de áreas que não são tão importantes, como seus membros, e o envia para o cérebro e o coração. Isso torna o movimento mais difícil. Atividades regulares, como passear com o cachorro ou subir e descer escadas, podem ser difíceis de realizar. À medida que seu coração fica mais fraco, simplesmente se vestir ou andar pela sala pode cansá-lo.

Frequência cardíaca rápida

Com insuficiência cardíaca, seu coração pode bater rápido para compensar sua falta de energia de bombeamento. Você pode sentir que ele está acelerado.

Arritmia

Um distúrbio do ritmo cardíaco, como a fibrilação atrial, pode fazer com que seu coração bata rápido e fora de sincronia. Algumas pessoas descrevem a sensação como uma vibração ou como um peixe se debatendo dentro de seu peito. A fibrilação atrial pode levar a coágulos sanguíneos e derrame se você não tratá-la. É possível que você não note nada incomum sobre a forma como seu coração bate, mas você pode se sentir com falta de ar, cansado ou tonto.

Ronco alto

Se está acontecendo todas as noites, você pode ter apneia do sono. Essa é uma condição que causa pausas na respiração enquanto você dorme. Está ligado à fibrilação atrial e pode aumentar o risco de pressão alta e diabetes tipo 2. Se você não receber tratamento, pode ter uma maior chance de problemas cardíacos com risco de vida.

Disfunção erétil

Se você tem esse problema com frequência, pode ser um sinal de que tem doença cardíaca. Vasos sanguíneos em seu pênis podem estar entupidos, assim como vasos ao redor do seu coração podem ficar bloqueados. Sem um bom fluxo sanguíneo, é difícil conseguir e manter uma ereção. Fale com seu médico se você tem disfunção erétil para descobrir o que está acontecendo.

Quando obter ajuda de emergência

Obtenha ajuda médica imediatamente se acha que você ou alguém com quem está tem algum dos sintomas de um ataque cardíaco. Um tratamento rápido pode reduzir as chances de danos ao seu coração. Ligue para o 192 se tiver: 

  • Dor, pressão ou aperto no peito;
  • Dor ou desconforto que se espalha para seus ombros, costas, pescoço ou braços;
  • Dificuldade em respirar;
  • Tontura, vertigem ou desmaio;
  • Suor e náusea. 

Fonte: WebMD

Veja também