Pular para o conteúdo

Participante do Big Brother Portugal é internado em surto psicótico; entenda a condição

Jairo Bouer

24/09/2020 20:57




André Filipe, participante do Big Brother Portugal, ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, nesta quarta-feira (24). Isso porque o produtor musical foi expulso do reality show e logo em seguida, internado em surto psicótico.

Durante suas últimas horas dentro do programa, o escritor, de 25 anos, destruiu parte das instalações elétricas, espelhos, escreveu mensagens nas paredes e jogou móveis na piscina.

“André Filipe expulso do Big Brother por comportamento inaceitável”, anunciou uma publicação no Instagram oficial da atração.

Após deixar o Big Brother, o jovem foi internado em um hospital de Lisboa em surto psicótico. As informações foram dadas pela mãe do rapaz, Hélia, ao jornal local Correio da Manhã. Segundo a matriarca, não havia outra alternativa para ajudar o filho.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

O que é um surto psicótico?

Surtos psicóticos são episódios agudos (que se instalam de repente e com intensidade) e que costumam envolver agitação, ideias delirantes, paranoia, percepção alterada da realidade, confusão mental e, às vezes, até alucinações visuais ou auditivas.

Esses episódios são comuns em pacientes que sofrem de esquizofrenia, mas também podem ocorrer nas fases de mania (euforia) do transtorno bipolar ou em alguns pacientes com transtorno de borderline. Também podem ser provocados pelo uso de substâncias como cocaína, anfetamina, crack ou álcool.

O tratamento depende da causa, mas costuma envolver o uso de antipsicóticos ou estabilizadores de humor. Em geral, depois de um primeiro surto psicótico, o psiquiatra prescreve a medicação por um período prolongado, para ter certeza de que não haverá um novo episódio. Já quando a causa é um transtorno mental crônico, o tratamento é de longo prazo.

Saiba mais:

Remédios para surto psicótico causam impotência?

Ansiedade pode se manifestar de diferentes maneiras

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS