Doutor Jairo
Leia » Nutrição

O que comer depois do treino? Confira 4 dicas

Iogurtes e peixes gordurosos podem ser uma boa opção - iStock
Iogurtes e peixes gordurosos podem ser uma boa opção - iStock

Redação Publicado em 30/11/2021, às 13h00

Além dos exercícios físicos, a dieta também tem um papel fundamental para manter uma vida saudável e o corpo em forma. Mas, além disso, o que você come depois de treinar pode ajudar ainda mais a ganhar músculos, por exemplo, ou a emagrecer de forma mais fácil. Por isso, separamos algumas dicas do que comer nesse momento. Confira:

1. Proteína láctea

De acordo com uma pesquisa publicada em 2017, apenas 9 gramas (g) de proteína do leite podem ser suficientes para estimular a síntese proteica nos músculos, auxiliando na recuperação após o exercício.

Além do leite, os produtos lácteos ricos em proteínas incluem:

  • iogurte grego;
  • queijo ricota;
  • queijo tipo cottage;
  • kefir.

Essas proteínas podem reparar novas células, especialmente as dos músculos, além de conter os aminoácidos essenciais, que só estão disponíveis por meio da dieta.

Em 2007, alguns pesquisadores descobriram que as proteínas à base de leite são mais eficazes do que as proteínas à base de soja na promoção do crescimento de proteínas musculares após exercícios de resistência.

Confira:

Os pesquisadores concluíram que, embora as proteínas do leite e da soja ajudem uma pessoa a manter e construir massa muscular, as proteínas do leite são mais eficazes no suporte ao rápido crescimento da massa muscular magra.

2. Ovos

Os resultados de um estudo de 2017 sugeriram que consumir ovos inteiros após o exercício de resistência resultou em mais síntese de proteína do que consumir clara de ovo com o mesmo teor de proteína.

Os pesquisadores concluíram que os nutrientes da gema ajudaram a estimular os músculos de forma mais eficaz.

3. Ácidos gordurosos de ômega-3

A Escola de Medicina da Universidade de Washington sugere que a suplementação com ácidos graxos ômega-3 ajuda a aumentar a síntese de proteínas musculares e aumentar o tamanho das células musculares em jovens saudáveis ​​e adultos de meia-idade.

Peixes gordurosos, incluindo salmão, são ricos em ácidos graxos ômega-3. Outras evidências mostram que o óleo extraído de peixes gordurosos pode ajudar a reduzir a dor muscular após o treinamento de resistência. Um estudo de 2016 descobriu que consumir 6 g de óleo de peixe todos os dias durante uma semana antes de iniciar o exercício de resistência resultou na redução da dor muscular.

4. Carboidratos

O consumo de alimentos ricos em carboidratos pode ser a melhor maneira de reduzir a diminuição da imunidade que pode ocorrer após o exercício. Consumir carboidratos como parte de um lanche pós-treino também ajuda a promover o armazenamento de glicogênio. 

Batatas-doces, grãos e frutas podem conter altos níveis de carboidratos saudáveis, assim como a quinoa.

A quinoa é isenta de glúten, classificada como pseudocereal e geralmente consumida na forma de grãos. Ela também é rica em fibras e proteínas e tem um baixo índice glicêmico, o que a torna uma escolha excelente para pessoas que regulam o açúcar no sangue.

Via: Medical News Today

Assista também: