Pular para o conteúdo

Você tem medo de ser vítima de violência? Saiba que isso é bom

Jairo Bouer

14 de outubro


MEDO300Você morre de medo de presenciar ou ser vítima de um crime? Segundo um estudo feito na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, isso é bom, ao contrário do que a gente imagina.

De acordo com o trabalho, publicado na edição online da revista Justice Quarterly, os adolescentes que mais temem a violência são os menos propensos a ser vítimas dela, pois evitam pessoas e locais potencialmente perigosos, bem como festas regadas a drogas.

O principal autor do estudo, o professor de justiça criminal Chris Melde, diz que, em vez de combater o medo da violência, as autoridades devem fornecer detalhes sobre crimes com maior probabilidade de ocorrer e os locais mais perigosos.

Melde e sua equipe avaliaram mais de 1.600 jovens norte-americanos durante um ano. Eles constataram que os entrevistados que relatavam mais medo eram menos propensos a se envolver em atos violentos, como assaltos, roubos e brigas entre gangues.

Os pesquisadores alertam que os resultados referem-se a situações que as pessoas podem evitar, e não a tipos de violência que envolvem o poder de uma pessoa sobre outra, como casos de abuso infantil e violência doméstica.

Para os autores, o medo deve ser considerado uma resposta natural ao crime, e não algo que deve ser combatido, a menos que se transforme em um quadro crônico ou de fobia. Nesses casos, sim, é preciso intervir.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS