Pular para o conteúdo

Vai a um evento importante? Ouvir certas músicas antes pode ajudar

Jairo Bouer

14/10/2019 19:17




musica300 - Vai a um evento importante? Ouvir certas músicas antes pode ajudarUm estudo curioso feito por pesquisadores norte-americanos mostra que certas músicas fazem a gente se sentir mais poderoso, principalmente aquelas que têm tons mais graves. As conclusões foram publicadas no periódico Social Psychological and Personality Science.

Não é raro vermos jogadores e atletas com fones de ouvido antes de entrar em campo. Foi com base nessa constatação que uma equipe da escola de administração Kellogg, da Universidade Northwestern, decidiu pesquisar como a música interfere em nosso estado psicológico.

Trabalhos anteriores já mostraram que a música ajuda a melhorar o aprendizado e a motivação, além de reduzir dores físicas. No entanto, esse é o primeiro a fazer uma conexão com a sensação de poder.

A equipe primeiro testou o efeito de 31 peças de vários gêneros, incluindo rock, hip-hop e reggae, para checar como os participantes se sentiam ao ouvi-las. As músicas que deram aos ouvintes mais sensação de poder foram “We Will Rock You”, do Queen, e “Get Ready For This”, do 2 Unlimited. Ficaram por último na lista os sucessos “Because We Can”, do Fatboy Slim, e “Who Let the Dogs Out”, do Baha Men.

Então, em uma série de experimentos, os pesquisadores observaram como as músicas afetaram a sensação de poder dos participantes. Eles também avaliaram a influência delas em três comportamentos considerados uma consequência desse sentimento: a tendência a ver o todo em vez dos detalhes (abstração de pensamento), a percepção de controle em eventos sociais (ilusão de controle) e o desejo de chegar primeiro em interações competitivas. Para cada um desses itens, a equipe usava tarefas específicas.

Além disso, os participantes também foram entrevistados sobre seus sentimentos positivos, sendo que fatores externos foram controlados. O efeito positivo das músicas foi confirmado. E o interessante é que as letras foram descartadas como causa da sensação.

A equipe também realizou outras experiências com músicas instrumentais desconhecidas para confirmar outra hipótese: a de que sons graves são associados a situações de domínio (basta lembrar do Darth Vader).

Para os pesquisadores, uma possível explicação para o efeito é a “hipótese de contágio”. Ou seja: quando as pessoas ouvem componentes específicos que expressam um sentimento de poder, elas imitam esses sentimentos internamente.

Outra possibilidade é a “hipótese de condicionamento”, que vale só para músicas conhecidas. Canções muito usadas em eventos esportivos, como é o caso de “We Will Rock You” ou “We Are the Champions”, do Queen, podem levar a sensações de poder e vitória por que inconscientemente são associadas a essas situações.

A equipe, agora, pretende estudar outros mecanismos pelos quais a música pode gerar esse tipo de influência nas pessoas. E avaliar o quanto esse recurso pode ajudar as pessoas no trabalho, melhorando a performance em negociações, entrevistas de emprego e campanhas de marketing. Quem quiser pode testar por conta própria, e ver se obtém alguma vantagem antes de eventos importantes, como jogos ou provas.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS