Pular para o conteúdo

Usuário de rede social tem receio de bloquear amigo encrenqueiro

Jairo Bouer

14 de outubro


facebookdislike700

Encrenqueiros existem em qualquer ambiente e não podia ser diferente nas redes sociais. Segundo um estudo, pessoas desse tipo costumam ser bem relacionadas na internet, porque muita gente tem receio de negar seus convites ou bloqueá-las a fim de evitar problemas.

As conclusões, de uma equipe da Universidade Trent Nottingham, no Reino Unido, foram apresentadas esta semana na conferência anual da Sociedade Britânica de Psicologia.

Os pesquisadores analisaram as características de relacionamento online de 5.113 contatos de um total de 52 usuários do Facebook com idades entre 13 e 45 anos. Os participantes foram convidados a avaliar 100 “amigos” escolhidos aleatoriamente e dizer com que frequência se comunicavam e se havia desentendimentos entre eles.

A pesquisa mostrou que os encrenqueiros são mantidos, na medida do possível, no âmbito da comunicação offline – os usuários evitam ao máximo o contato online para evitar conflitos. Os desentendimentos foram mais comuns na faixa de 19 a 21 anos.

Os autores perceberam que muita gente abriga essas pessoas desagradáveis em sua rede de contatos por receio de ignorá-las, e também não têm coragem de fazer denúncia para o provedor do serviço. Elas acabam sendo encarados como um “mal necessário” pelos usuários.

Os resultados mostram que bloquear alguém na internet pode ter repercussões na vida real. E fazem a gente se lembrar que as relações virtuais, no fundo, não são muito diferentes das presenciais.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS