Pular para o conteúdo

Usar a TV e o computador para relaxar traz sensação de culpa, diz estudo

Jairo Bouer

14 de outubro 2019 7:17




game300 - Usar a TV e o computador para relaxar traz sensação de culpa, diz estudoDepois de um dia longo de trabalho, você se joga no sofá e liga a TV, ou usa o videogame para se distrair? Muita gente acha que esse tipo de lazer traz bem-estar e ajuda a recuperar as forças depois de um dia difícil. Mas um estudo mostra que esse tipo de “terapia” só faz as pessoas se sentirem mais culpadas e com a sensação de terem falhado.

Pesquisadores das universidades Johannes Gutenberg Mainz, na Alemanha, e VU Amsterdam, na Holanda, entrevistaram 471 pessoas que têm o hábito de usar a mídia para relaxar depois do trabalho ou da escola.

Eles descobriram que os participantes, no fundo, encaravam a TV ou o videogame como formas de procrastinação. E se sentiam culpados por não estarem fazendo coisas mais importantes, o que no fim das contas diminuía os efeitos positivos do uso da mídia como forma de relaxar e recuperar a vitalidade. Os resultados foram publicados no Journal of Communication.

Pesquisas anteriores já mostraram que a mídia de entretenimento de fato produz uma “experiência de recuperação” depois de um dia difícil. E também pode gerar uma sensação de domínio (por exemplo, quando você vence um jogo ou assiste a um filme provocador). As pessoas se sentem energizadas e, às vezes, até melhoram sua performance cognitiva.

No entanto, o estudo atual mostra que há um certo paradoxo no uso da mídia. Apesar dos benefícios, a TV, o videogame e os smarphones às vezes entram em conflito com tarefas que são menos agradáveis, porém mais importantes. E a  consequência é que os meios de comunicação acabam se tornando um fator a mais de estresse, em vez de ser uma arma contra ele.

A saída para o problema talvez seja diminuir um pouco o tempo em frente às telas. Assim você não deixa de fazer o que tem de ser feito, sente menos culpa e aproveita melhor os benefícios da TV, do computador e do videogame. 

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS