Pular para o conteúdo

Tirar uma soneca pode aumentar a tolerância à frustração

Jairo Bouer

14 de outubro


SONOCRIANCA300Um cochilo rápido pode ajudar a controlar a impulsividade e aumentar a tolerância à frustração, revela um pequeno estudo feito nos Estados Unidos e divulgado no The New York Times.

Pesquisadores da Universidade do Michigan testaram a hipótese em 40 pessoas de 18 a 50 anos. Depois de três noites de sono normal, eles foram convidados a completar tarefas impossíveis no computador – com o objetivo de provocar a frustração dos participantes. Além disso, todos responderam questionários sobre sono, humor e impulsividade.

Depois, eles foram divididos em dois grupos: um foi convidado a tirar uma soneca de uma hora, enquanto o outro tinha que assistir a um vídeo com imagens de natureza. Depois, todos fizeram os testes novamente.

Antes de dormir, os participantes levaram mais ou menos o mesmo tempo tentando resolver a tarefa impossível. Mas aqueles que cochilaram conseguiram passar bem mais tempo tentando completar os testes na segunda tentativa. Pela análise dos questionários, os pesquisadores também concluíram que a impulsividade dos voluntários também melhorou depois da soneca.

Os resultados foram publicados no periódico Personality and Individual Differences. A autora do trabalho, Jennifer Goldschmied, avisa que a amostra foi pequena, e que seria interessante medir a qualidade do sono dos participantes. Mas, ainda assim, ela acredita que as sonecas são poderosas para melhorar o humor e a disposição.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS