Pular para o conteúdo

Tipo invejoso é o mais comum na população, diz pesquisa

Jairo Bouer

14/10/2019 19:42




inveja700 - Tipo invejoso é o mais comum na população, diz pesquisa

Um estudo sobre o comportamento humano revela que 90% da população pode ser classificada a partir de quatro tipos básicos de personalidade: otimistas, pessimistas, colaboradores e invejosos. Ainda segundo o trabalho, os invejosos são a maioria: a proporção encontrada foi de 30%, contra 20% para cada um dos outros perfis.

As conclusões foram obtidas por pesquisadores espanhóis, das universidades Carlos III, de Barcelona, Rovira i Virgili e Zaragoza, e publicadas no periódico Science Advances. As equipes analisaram as reações de 541 voluntários a centenas de dilemas sociais para chegar à classificação. Os testes são baseados na teoria dos jogos, e envolvem decisões que devem ser tomadas a partir do pressuposto do que uma outra pessoa vai decidir.

A maioria invejosa, segundo os resultados, não liga muito para aquilo que conquista, contanto que seja algo melhor que o obtido pelo vizinho. Os otimistas acreditam que o outro vai sempre fazer a melhor opção para ambos. Os pessimistas, por sua vez, tendem a escolher “dos males, o menor”. E os colaboradores são aqueles que nasceram com talento para ajudar e participar, e não se importam em ganhar ou perder.

Cerca de 10% dos participantes não puderam ser classificados, por não terem um tipo específico de comportamento. O trabalho foi feito a partir de um algoritmo de computador, para garantir a imparcialidade do resultado.

Os pesquisadores acreditam que os dados podem ser úteis para compreender melhor como interesses coletivos ou individuais interferem em negociações, em ambientes como o corporativo ou político. Eles também dizem que a classificação vai ser útil para tornar robôs mais humanizados.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS