Pular para o conteúdo

Suicídio de famosos muda tom de posts em fórum de apoio

Jairo Bouer

14 de outubro


ESTRESSE300 - Suicídio de famosos muda tom de posts em fórum de apoioO Reddit é uma rede social quase tão popular quanto o Facebook e o Twitter nos Estados Unidos. Ele conta com um fórum chamado SuicideWatch, destinado a dar apoio e orientação para as pessoas que pensam em se matar, ou que conhecem alguém nessa situação. Um estudo realizado no Instituto de Tecnologia da Georgia mostra que a atividade e a linguagem adotada nos posts muda bastante depois que alguma celebridade acaba com a própria vida.

A equipe, coordenada pelo professor Munmun De Choudhury, do instituto, avaliou cerca de 66 mil posts publicados por 19 mil usuários únicos entre outubro de 2013 e dezembro de 2014.  Eles concluíram que nos depois após o suicídio de alguma celebridade, como do ator Robin Williams, no ano passado, o tom verificado nos posts é de raiva e ansiedade, e quem apresenta tendências suicidas deixa isso mais explícito. Ou seja: quem entra no fórum em busca de apoio acaba encontrando mais desesperança.

Se, em períodos normais, a tendência é encontrar mensagens do tipo “acho que eu deveria me matar”, após o suicídio de celebridades há mais frases do tipo “vou acabar com tudo neste fim de semana”. E posts que costumam ser mais focados em familiares e amigos passam a adotar mais a primeira pessoa do singular. Os usuários nem mesmo comentam sobre os famosos que se suicidaram – falam apenas deles próprios.

Os resultados, apresentados em uma conferência sobre mídias sociais no Chipre, reforçam a noção de “efeito manada” provocado pelas notícias sobre suicídio – sempre há um aumento do número de tentativas após a morte de alguma celebridade. Para os pesquisadores, talvez seja o caso de incluir mais moderadores na rede em ocasiões como essas, ou desenvolver algoritmos que identifiquem usuários com maior risco de suicídio pelo uso de determinados termos nos posts.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS