Pular para o conteúdo

Sono demais durante o dia é associado a risco de diabetes tipo 2

Jairo Bouer

14 de outubro


SONOTEEN300 - Sono demais durante o dia é associado a risco de diabetes tipo 2Uma pesquisa associa a sonolência excessiva e a tendência a tirar cochilos longos durante o dia ao risco aumentado de diabetes tipo 2. A pesquisa, feita na Universidade de Tóquio, no Japão, foi apresentada no encontro anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes.

A sonolência excessiva durante o dia é um problema prevalente em todo o mundo e em todas as idades. Em alguns casos, isso é sinal de que o sono noturno não foi reparador, por ter sido mais curto do que deveria, ou devido a algum distúrbio como apneia ou insônia.

De um total de 680 estudos, os pesquisadores selecionaram dez, considerados de boa qualidade, que envolviam um total de 261 mil indivíduos de diferentes países da Ásia e da Europa.

Eles descobriram que o sintoma foi associado a um risco 56% maior de diabetes, enquanto sonecas diurnas com mais de uma hora de duração foram ligadas a uma propensão 46% maior de desenvolver a doença.

Os autores explicam que pessoas que sofrem com muito sono durante o dia devem procurar o médico para avaliar o que há de errado. Tirar sonecas com menos de 30 minutos de duração também pode aumentar a agilidade, sem prejudicar o sono noturno.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS