Pular para o conteúdo

Seu sono também depende do que você come, sugere estudo

Jairo Bouer

14 de outubro


hamburguer700 - Seu sono também depende do que você come, sugere estudo

Um estudo mostra que tablets e smartphones não são os únicos inimigos do sono. Aquilo que você come durante o dia também pode fazer você dormir melhor ou pior.

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriram que, quanto maior a quantidade de fibras e menor a de gordura saturada (aquela proveniente da carne vermelha e da batata frita, por exemplo), maior a duração do sono profundo, de ondas lentas.

Os autores, liderados por Marie-Pierre St-Onge, dizem que um único dia de exageros pode influenciar os parâmetros de sono. O trabalho também mostrou que o excesso de açúcar provoca mais despertares ao longo da noite.

Os resultados, publicados no Journal of Clinical Sleep Medicine, foram obtidos após um experimento que contou com 26 adultos (13 homens e 13 mulheres) com peso normal e idade média de 35 anos. Eles passaram cinco noites no laboratório, com o sono monitorado, sendo que, na metade dos dias, eles seguiram uma dieta montada por nutricionistas, e na outra, comeram à vontade e depois informaram o cardápio consumido.

Nos dias em que os participantes seguiam a dieta controlada, que era mais pobre em gordura e mais rica em fibras, eles também levaram menos tempo para pegar no sono à noite – cerca de 17 minutos, contra 29 minutos registrados nos dias em que comiam o que queriam.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS